Guia de Turismo de Faro

Dicas e Informação Essencial para Planear as suas Férias

Vista de Faro, Algarve, Portugal

Quem escolhe o Algarve para férias, raramente pensa em Faro como destino principal. No entanto, esta cidade não tem apenas o aeroporto que serve de porta de entrada para algumas das melhores praias da Europa, é também a capital da região e por isso tem muito para oferecer – desde um elegante centro histórico amuralhado a praias extraordinárias, incluindo uma numa ilha literalmente deserta!

Localizada aproximadamente ao centro da região, a cidade é um excelente ponto de partida para explorar todos os cantos do Algarve, indo de carro ou de transportes públicos. Barcos permitem também conhecer o Parque Natural da Ria Formosa, com as suas ilhas paradisíacas e sapais.

Tal como praticamente todo o sul de Portugal, a capital algarvia foi afetada pelo grande terramoto de 1755. No entanto, concentra a maioria dos monumentos históricos da região, fazendo dela um destino perfeito para quem gosta de combinar praia com cultura. Mesmo que acabe a relaxar na praia noutro destino, se quiser conhecer a história e a cultura do Algarve, não deixe de dedicar algum tempo a Faro.

Qual a melhor altura para visitar Faro?

Turistas do norte da Europa visitam o Algarve a qualquer altura do ano, procurando dias ensolarados e temperaturas mais altas. No entanto, banhos de sol e no mar só são possíveis entre abril e outubro. O sul de Portugal tem um agradável clima mediterrânico, com primaveras e outonos amenos e verões quentes, mas entre novembro e março pode haver vários dias de chuva, apesar desta ser uma das regiões com menos precipitação e mais horas de sol na Europa. O mês mais concorrido é agosto, mas Faro nunca chega a ter as multidões de outros destinos algarvios. Os finais de junho, julho e início de setembro são as melhores alturas para uma visita.

Vista de Faro, Algarve, Portugal

Quantos dias devo ficar em Faro?


O ideal é ficar pelo menos dois ou três dias em Faro, sendo um dia para explorar o centro histórico e as principais atrações culturais, e um segundo para conhecer uma das ilhas do Parque Natural da Ria Formosa. Um terceiro dia seria dedicado a outra ilha, já que, apesar de semelhantes, estas ilhas e as suas praias têm ambientes distintos. Outra opção é ficar alojado em Faro vários dias e fazer passeios até às cidades e vilas algarvias mais próximas.

Para onde ir depois de Faro?


Se gosta de cidades históricas com praia, vá até Tavira, a leste de Faro. Se prefere destinos com grandes hotéis e resorts, escolha Albufeira, a oeste. Continuando para oeste, siga para a magnífica costa de Lagos e para o extremo sudoeste da Europa, Sagres, considerado o “fim do mundo” na antiguidade.

Jardim Manuel Bivar, Faro

Uma breve História de Faro

Originalmente ocupada pelos fenícios, Faro foi, na época romana, a cidade de Ossonoba, tendo depois sido dominada pelos visigodos em 418 e pelos mouros no século VIII. Foi conquistada pelo Reino de Portugal em 1249, tendo D. Afonso III mandado edificar muralhas ao redor do que é hoje o centro histórico, também conhecido por Vila Adentro. A cidade foi um importante centro cultural no século XV, chegando a imprimir o primeiro livro em Portugal. Foi saqueada em 1597 pelo Conde de Essex quando este viajava de Espanha para Inglaterra, e muitos dos seus tesouros encontram-se hoje em museus, bibliotecas e palácios ingleses, e sobretudo na Universidade de Oxford. A cidade renasceu, mas ficou quase completamente destruída no grande terramoto de 1755. Parte do centro histórico resistiu, mas praticamente toda a cidade teve de ser reconstruída. Em 1834, tornou-se a capital do Algarve.

Posto de turismo oficial de Faro

Posto de Turismo de Faro

Tudo o que precisa saber sobre Faro, incluindo como planear bem as suas férias, encontra-se neste site. Este é um guia independente, não associado a ou patrocinado por qualquer organização ou instituição local, oferecendo por isso informação isenta e detalhada. No entanto, para quaisquer outras questões quando já estiver em Faro, passe pelo posto de turismo oficial, que se situa no centro da cidade, no Arco da Vila. Este disponibiliza informação sobre Faro e toda a região do Algarve. Há ainda outro posto no aeroporto.