Em 1877, uma grande villa romana foi descoberta na pacata vila de Estoi, a cerca de dez quilómetros de Faro. Décadas de escavações e estudos arqueológicos revelaram o quotidiano dos romanos, e as suas obras de arte encontram-se expostas num pequeno centro de interpretação no local.
Além do centro de interpretação, o local inclui as ruínas de um pequeno templo e mosaicos bem preservados. Todo o complexo data do século I, quando este território era a província romana da Lusitânia. Até ao século X, esta terá sido uma comunidade abastada com fortes ligações a Ossonoba (o nome romano de Faro).
A riqueza da villa reflete-se no uso de mármore, na galeria de colunas, nos grandes banhos com mosaicos com figuras de peixes, e na quantidade de bustos de imperadores e seus parentes, como Agripina (século I), Adriano (século II) e Galieno (século III).
O templo data do século IV e era dedicado ao culto da água. Acredita-se que foi usado como local de culto ao longo dos séculos seguintes, inclusive como igreja cristã no século VI e como mesquita após a ocupação árabe no século VIII. Acabou por ruir no século X e encontra-se em ruínas, mas uma maquete no museu mostra como era originalmente.
O centro de interpretação explica também a história e a arquitetura dos edifícios e como o complexo foi descoberto e preservado, e exibe ainda um conjunto de réplicas dos bustos dos imperadores. Os originais encontram-se no Museu Municipal de Faro, por isso, se visitar as ruínas, não perca também este museu.
Existe apenas um edifício completo – uma casa rural, pintada de branco, que remonta já ao século XV. Foi construída sobre estruturas romanas, podendo ainda ver-se um celeiro e parte dos tanques de produção de vinho, bem como mosaicos no chão.
Como chegar às Ruínas Romanas de Milreu
De carro: De Faro, siga para norte na estrada N2. São cerca de 20 minutos e há estacionamento à entrada das ruínas.
De transportes públicos: O autocarro 65 da Vamus parte do terminal rodoviário de Faro e pára em Estoi em 25 minutos (o destino final é São Brás de Alportel). Circula apenas 5 vezes ao dia nos dias úteis e três vezes (apenas à tarde) aos fins de semana. Em Faro, os bilhetes são adquiridos na bilheteira da estação, e no regresso são comprados ao motorista. A paragem em Estoi fica no centro da vila, e daqui são cerca de 12 minutos a pé até às ruínas romanas, seguindo pela Rua de Faro. Em alternativa, apanhe um Uber ou táxi, que poderão custar entre 12 e 15 euros. Não existem comboios para Estoi.
Como visitar as Ruínas Romanas de Milreu
Os bilhetes para as ruínas e centro de interpretação custam 2€ e podem ser adquiridos na bilheteira à entrada. Encerra às segundas-feiras.
Outras atrações nos arredores das Ruínas Romanas de Milreu
Depois de visitar as ruínas romanas, siga a pé ou de carro pela Rua de Faro até ao centro da vila e visite o bonito Palácio de Estoi. Atualmente é uma pousada, mas está aberto ao público em geral, permitindo visitas às suas salas rococó e jardins românticos. Aqui também é possível almoçar ou simplesmente beber uma bebida antes do regresso a Faro, mas uma noite na pousada é a melhor opção.