
O Arco da Vila é o principal acesso ao centro histórico amuralhado de Faro. Foi erguido em 1812, sobre uma das antigas portas construídas durante a ocupação árabe e que ficou danificada no grande terramoto de 1755. Debaixo do arco vê-se uma porta em ferradura, que se acredita ter sido construída pelos mouros no século XI e é a única do género que sobrevive no Algarve.

O arco monumental está virado para a marina e foi encomendado pelo bispo de Faro, o que explica a torre sineira encimada por uma cruz e o nicho com uma imagem de São Tomás de Aquino. O monumento é hoje um ex-líbris da cidade e um dos melhores exemplos da arquitetura neoclássica no Algarve.

O terraço é um dos locais preferidos das cegonhas para nidificarem. Este está aberto ao público e oferece uma vista sobre a cidade.

No interior do arco encontra-se uma exposição que conta a história do arco e de Faro, desde a pré-história até aos tempos modernos. Mesmo ao lado fica o posto de turismo da cidade, que é muitas vezes palco de eventos culturais, como fado ao vivo e exposições.
Como chegar ao Arco da Vila
O Arco da Vila situa-se no coração da cidade, na Rua da Misericórdia, junto à marina. Fica a uma curta distância a pé das estações rodoviária e ferroviária.
Como visitar o Arco da Vila
O interior do arco (exposição e terraço) está aberto ao público das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 de domingo a quinta-feira. O acesso é feito pelo posto de turismo.