
Se sempre sonhou visitar uma ilha deserta, pode fazê-lo em Faro. Também conhecida por Ilha da Barreta, esta é uma ilha inabitada, com um areal de sete quilómetros de extensão, que inclui uma praia oficialmente naturista no lado poente. O lado nascente e o resto da ilha é para quem prefere manter o fato de banho ou ficar ao sol rodeado de uma bela e imaculada paisagem natural.

Este é um autêntico paraíso, sendo as únicas obras do Homem umas cabanas junto ao cais, um pequeno farol e um restaurante de madeira que se avista ao chegar de barco a partir de Faro. Aberto durante todo o ano, o restaurante usa apenas energia solar e é especializado em peixe fresco e marisco. É o único lugar na ilha onde se encontram instalações sanitárias.

A ilha é cada vez mais recomendada para um dia de praia e os ferries frequentes trazem cada vez mais visitantes, mas nunca fica lotada. Na época balnear já tem uma zona concessionada com colmos e espreguiçadeiras para alugar, e vigilância de nadadores-salvadores. Isto é uma boa notícia para quem gosta de praias com todas as comodidades, mas retira-lhe um pouco do ambiente selvagem que sempre a caracterizou. Quem procura paz e sossego ainda o encontrará, afastando-se da zona concessionada. Como não há falésias ou árvores, não há sombra, por isso, se quiser evitar o sol, alugue um colmo ou traga um chapéu de sol.

A areia branca e a água são limpas, como indica a Bandeira Azul. A temperatura da água tende a ser um pouco mais alta do que noutras praias da região, chegando aos 24 graus no verão.

O lado norte da ilha, virado para a cidade de Faro, tem águas mais calmas, enquanto o lado sul costuma ter alguma ondulação. No entanto, as ondas não são suficientes para surf e esta não é uma praia para desportos aquáticos. Há quem apanhe as conchas que se encontram muitas vezes à beira-mar, mas os visitantes são alertados para a preservação do ecossistema, com placas a aconselhar que se tire apenas fotografias e deixe apenas pegadas.

A Ilha Deserta é uma das ilhas-barreira do Parque Natural da Ria Formosa. Considerado uma das maravilhas naturais de Portugal, o parque estende-se desde Faro até perto da fronteira com Espanha. Esta é a única ilha deserta e também se destaca por ter o ponto mais meridional de Portugal continental, denominado Cabo de Santa Maria e marcado por uma estrutura de madeira que aponta na direção de diferentes cidades do mundo.

Um passadiço de dois quilómetros elevado sobre as dunas conduz os visitantes pela ilha. Não regresse a Faro sem dar este passeio, respirando o ar puro e admirando as vistas, a flora e a fauna. Mesmo na época alta, há lugares onde se fica completamente sozinho, tornando este um dos destinos mais relaxantes do Algarve.

Perfeita para: Casais, Naturistas
Vigiada: Sim
WC: Sim (no restaurante)
Aluguer de Chapéus: Sim
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Sim
Estacionamento: Não (acesso por ferry)
Como chegar à Ilha Deserta

A Ilha Deserta só é acessível de barco. Existem serviços regulares de ferry, lancha e barcos privados, partindo do cais da Porta Nova, junto às muralhas do centro histórico de Faro, perto da marina. Os bilhetes são adquiridos nas bilheteiras do cais, onde estão afixados os horários – tome nota da hora do último barco de regresso a Faro se pretende ficar o dia inteiro na ilha.
De Ferry: A travessia dura cerca de 45 minutos mas é uma viagem agradável, permitindo muitas vezes observar flamingos e outras aves aquáticas. Encontra-se em serviço durante todo o ano, tem casa de banho e capacidade para 96 passageiros. O bilhete só de ida custa 5€.
De lancha: Naturalmente, a lancha é muito mais rápida, chegando à ilha em cerca de 15 minutos. Custa o dobro do ferry (10€) mas poupa-lhe meia hora em cada percurso. Leva até 18 pessoas.
Praias próximas da Ilha Deserta
Se gostou desta praia, visite também a vizinha Ilha do Farol. Os barcos partem do mesmo cais em Faro e de Olhão.
Hotéis próximos da Ilha Deserta

Eva Senses Hotel
Este é o hotel mais próximo do cais com os barcos que dão acesso à Ilha Deserta. Fica virado para a marina e dispõe de quartos espaçosos com varanda, alguns com vista para a ria e mar. Dispõe de spa e de um terraço no topo com piscina e restaurante panorâmico.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Eva Senses Hotel

Hotel Faro & Beach Club
Convenientemente localizado junto à marina e a poucos passos do cais, este hotel também oferece um serviço de barco para a Ilha Deserta no verão. Tem quartos luminosos com varanda, um spa, e um terraço no topo com um restaurante e uma piscina disponível durante todo o ano.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Hotel Faro & Beach Club