Com poucas exceções, todas as atrações turísticas de Faro encontram-se no pitoresco centro histórico e a uma curta distância a pé da marina e do cais. Como capital do Algarve, a cidade tem o maior número de monumentos históricos da região, e vale a pena dedicar um dia a visitá-los.
A cidade antiga é amuralhada, e o acesso principal é feito através do emblemático Arco da Vila. Aqui as ruas são quase todas pedonais e bem diferentes da agitada cidade moderna. Além dos monumentos (os principais são a Sé e o antigo convento onde hoje se encontra o museu municipal), tem alguns dos mais agradáveis restaurantes e cafés com esplanada.
A cidade moderna sofreu com o desordenamento da expansão urbana e é composta por torres de apartamentos e escritórios, mas a zona à volta do centro histórico tem algumas elegantes ruas pedonais que conduzem a igrejas merecedoras de uma visita. A rua principal é a Rua de Santo António e as igrejas são a Igreja do Carmo e a Igreja de São Pedro.
O coração da cidade é a Praça Dom Francisco Gomes com o seu Jardim Manuel Bívar, que liga o centro histórico à cidade moderna. Esta praça fica virada para a marina e é onde se encontra uma icónica instalação com a palavra “Faro”, uma paragem obrigatória para fotografias. A partir daqui, pode-se caminhar para qualquer ponto turístico da cidade, incluindo para o cais de onde partem os ferries para as praias das ilhas da Ria Formosa.
O Parque Natural da Ria Formosa estende-se de Faro a Tavira, a leste. Na travessia para as ilhas, observa-se uma grande variedade de vida selvagem nos sapais.
Uma curiosidade de Faro é a quantidade de ninhos de cegonha. Estas são avistadas no topo do Arco da Vila, nas torres sineiras do convento de Santo António dos Capuchos e noutros locais inesperados. As cegonhas são presença habitual no sul de Portugal e parecem gostar bastante de Faro, provavelmente devido à proximidade das zonas húmidas da Ria Formosa.
Duas atrações notáveis situam-se fora mas muito perto da cidade, na pacata vila de Estoi. Estas são as ruínas de uma vila romana e um belo palácio que foi transformado em hotel, mas que abre as suas magníficas salas e jardins românticos ao público em geral.
Faro é uma cidade universitária, por isso tem uma considerável população jovem que garante uma vida noturna animada. As ruas estreitas nas imediações da marina e do centro histórico (principalmente a Rua do Prior) têm vários bares e são onde muitos se juntam para copos nas noites mais quentes do verão.
Para compras, há as ruas comerciais do centro da cidade e o centro comercial Forum Algarve a apenas 2,5 quilómetros do centro histórico. Se não estiver de carro, pode ir de autocarro, que parte do terminal rodoviário. Em alternativa poderá apanhar um táxi ou Uber.
Quem procura cultura, vai querer terminar o dia no Teatro Lethes, com um belo interior de 1874. Apresenta uma programação variada, que inclui teatro, dança, música clássica e fado. Consulte o site teatrolethes.com ou procure informações no posto de turismo no Arco da Vila.