Igreja de São Francisco

Como visitar a Igreja de São Francisco de Faro


Fachada da Igreja de São Francisco, Faro

A Igreja de São Francisco data de 1679 e apresenta um belo interior do século seguinte, quando foi remodelada. É considerada um belo exemplar da arquitetura barroca portuguesa, misturando talha dourada e painéis de azulejos.

Sofreu alguns danos no terramoto de 1755 que devastou Faro, mas grande parte sobreviveu. As obras no interior continuaram até finais do século XVIII, quando foram acrescentados elementos rococó e neoclássicos.

Interior da Igreja de São Francisco, Faro

O destaque é a extraordinária azulejaria que reveste as paredes e a abóbada da capela-mor. Os painéis azuis e brancos ilustram a vida de São Francisco e a coroação da Virgem.

Existem também quatro pinturas com cenas da vida de São Francisco, compradas em Roma pelo Bispo do Algarve em 1792. Estas foram pintadas por Marcello Leopardi, que trabalhou em igrejas romanas e de outras cidades italianas.

A igreja faz parte de um convento que funciona atualmente como escola de hotelaria e turismo. Chegou a abrir apenas para serviços religiosos, mas está agora aberta ao público. Não são permitidas fotografias no interior.

Como chegar à Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco localiza-se no grande Largo de São Francisco, que fica junto às muralhas do centro histórico e é atualmente utilizado como parque de estacionamento.