A Ilha da Culatra é uma ilha-barreira no Parque Natural da Ria Formosa, entre as cidades de Faro e Olhão. Na verdade, esse é o nome dado ao lado nascente da ilha com seis quilómetros de comprimento, pois o lado poente é conhecido por Ilha do Farol. Tem uma pequena povoação que era originalmente uma comunidade piscatória, mas atualmente muitos dos seus cerca de mil habitantes vivem do turismo.
No século XX, a povoação da Culatra cresceu tanto, que se acabou por construir uma escola pública e uma igreja. A maioria das casas foi erguida pelos próprios habitantes, e há alguns cafés e restaurantes, a maioria servindo peixe grelhado. Não há estradas ou carros, mas é uma povoação tão pequena, que vai-se a pé para todo o lado. Um longo passadiço conduz à praia.
Surpreendentemente, esta praia nunca enche e é um pouco mais tranquila do que a praia da Ilha do Farol, a oeste. Durante a época balnear é vigiada por nadadores-salvadores e existem chapéus de sol e espreguiçadeiras para alugar onde termina o passadiço. Para ainda mais espaço e tranquilidade, caminhe para leste (para a esquerda quando estiver de frente para o mar), onde a praia é praticamente deserta. Há quem aproveite este isolamento para ficar ao sol sem fato de banho, embora esta não seja oficialmente reconhecida como uma praia naturista.
A paisagem natural é impressionante e às vezes até se veem golfinhos e orcas ao longe. Aqui não há rochas ou falésias como em muitas das famosas praias algarvias, mas há dunas a perder de vista. A areia branca e a água são muito limpas, como garante a Bandeira Azul. O mar costuma estar calmo no verão e é bom para mergulhos com snorkel.
Quem gosta de fazer caminhadas à beira-mar, segue ainda mais para o deserto lado nascente ou vai até ao farol que deu o nome à extremidade poente da ilha. Aliás, há quem chegue de ferry à Culatra e regresse a Faro a partir da Ilha do Farol (ou vice-versa). Um passadiço sobre as dunas facilita a caminhada de cerca de 4 quilómetros.
Perfeita para: Casais, Naturistas
Vigiada: Sim
WC: Sim
Aluguer de Chapéus: Sim
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Sim
Estacionamento: Não (acesso por ferry)
Como chegar à Ilha da Culatra
Os ferries para a Ilha da Culatra partem de Faro e de Olhão. No verão, há cerca de uma dezena por dia, mas este número varia todos os anos. No inverno, o número é reduzido para cerca de metade. Consulte sempre o horário do último ferry no cais para não ficar preso na ilha ou ter de pagar um caro barco-táxi. De Faro, o ferry chega à Ilha da Culatra em 40 minutos, e de Olhão em cerca de 30. Os ferries não podem ir a alta velocidade devido às águas rasas da ria, mas oferecem uma vista da linha costeira e a oportunidade de observar flamingos e outras aves. Em Faro, partem do cais da Porta Nova junto às muralhas, perto da marina. Em Olhão, a partida é do cais no lado nascente da Avenida 5 de Outubro. Os bilhetes de ida e volta são adquiridos nas bilheteiras nos cais. Ao chegar à Culatra, é preciso caminhar um pouco até à praia (cerca de 20 minutos). Há que atravessar a povoação, mas é muito fácil, bastando ir sempre em frente, seguindo o passadiço.
Praias próximas da Ilha da Culatra
Como mencionado acima, é possível caminhar até à praia da Ilha do Farol, no lado poente da mesma ilha. A vizinha Ilha Deserta (a oeste) também merece uma visita. Esta é uma ilha inabitada e tem uma tranquila praia naturista. Pode ser alcançada de ferry ou lancha a partir de Faro.
Hotéis próximos da Ilha da Culatra
Como não existe alojamento na Ilha da Culatra, recomenda-se o do centro de Faro, próximo do cais:
Eva Senses Hotel
Este hotel fica mesmo em frente à marina e a poucos passos do cais. A localização central, a uma curta distância das estações rodoviária e ferroviária, é também conveniente para visitar os monumentos e atrações turísticas da cidade e arredores. Dispõe de piscina no topo, quartos com varanda (alguns deles com vista sobre a marina), um restaurante com vista panorâmica e um spa.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Eva Senses Hotel
Hotel Faro & Beach Club
No verão, este hotel pode providenciar transporte privado para a Ilha da Culatra. A sua localização é central, ficando também perto do cais. Os quartos são luminosos e estão decorados em estilo contemporâneo, mas o melhor de tudo é o terraço no topo com restaurante e piscina.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Hotel Faro & Beach Club
Real Marina Hotel & Spa
Como a Ilha da Culatra também pode ser alcançada a partir da cidade de Olhão, este hotel junto à ria é uma excelente opção. Oferece quartos com vista para a ria e mar, piscinas no interior e exterior, dois restaurantes, ginásio e spa com diversos tratamentos.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Real Marina Hotel & Spa