Palácio de Estoi

Como visitar o mais belo monumento do Algarve, em Estoi


Palácio de Estoi, Algarve, Portugal

Quando visitar as ruínas romanas de Estoi, não perca a outra grande atração da vila – o Palácio de Estói e os seus jardins românticos. Embora tenha sido construído em 1782, o edifício atual é maioritariamente do século XIX e as últimas obras só ficaram concluídas em 1909. Teve vários proprietários ao longo das décadas, tendo estado ao abandono durante anos até ter sido adquirido pelo município de Faro em 1988. Começou a ser restaurado nos anos 90 para ser convertido em pousada, e foi construído um anexo.

Sala rococo do Palácio de Estoi

Os diferentes proprietários embelezaram-no com os estilos decorativos e arquitetónicos de cada época, apresentando assim elementos barrocos, rococó, neoclássicos e art nouveau. No entanto, é o estilo rococó que mais se destaca, visto que a maior parte foi projetada pelo arquiteto responsável pelo Palácio Nacional de Queluz.

Sala com azulejos no Palácio de Estoi

As salas, os jardins e o restaurante estão abertos ao público em geral, não sendo necessário ficar hospedado na pousada e a entrada é livre (o acesso é feito através da recepção). No entanto, para uma experiência mais memorável (e também ter acesso à piscina exterior), não deixe de reservar um quarto. Consulte os preços e disponibilidade aqui: Pousada Palácio de Estoi

Colunas nos jardins do Palácio de Estoi

As magníficas salas que estão abertas ao público estão decoradas com frescos, tetos trabalhados e mobiliário em talha dourada. Elas dão acesso ao restaurante e aos jardins, que são perfeitos para relaxar ao sol depois da visita às ruínas romanas de Milreu e antes de regressar a Faro.

Os jardins estão preenchidos por palmeiras e laranjeiras, fontes, esculturas e painéis de azulejos do século XIX que representam figuras mitológicas. Fazem lembrar os do Palácio de Queluz, que foi inspirado num dos maiores palácios do mundo, o Palácio de Versalhes.

Como chegar ao Palácio de Estoi

De carro: De Faro a Estoi são cerca de 11 quilómetros, ou 20 minutos, seguindo para norte na estrada N2.

De transportes públicos: O autocarro número 65 da Vamus parte da estação rodoviária de Faro com destino a São Brás de Alportel, parando em Estoi em 25 minutos. A paragem em Estoi fica no centro, junto à estrada que conduz às ruínas romanas e a uma curta distância a pé do palácio. A partir de Faro, os bilhetes devem ser adquiridos na bilheteira da estação, e no regresso são comprados diretamente ao motorista. Tome nota de que este autocarro com paragem em Estoi só circula cinco vezes ao dia nos dias úteis e três vezes aos fins de semana. Consulte os horários no site da Vamus. Em alternativa, vá de táxi ou Uber. Não existem comboios para Estoi.

O Que Visitar nos Arredores do Palácio de Estoi

Além do palácio e das ruínas romanas, Estoi tem uma bela igreja que vale a pena visitar (se a encontrar aberta). Originalmente construída no século XV, foi restaurada após um terramoto em 1755. Toda a madeira do interior veio de barcos antigos. As tranquilas ruas das imediações também merecem ser percorridas, pois revelam uma típica vila algarvia, ou como era praticamente todo o Algarve antes da chegada do turismo de massas.