Museu Municipal de Faro

Como visitar o museu mais importante do Algarve


Os claustros do Museu Municipal de Faro

O Museu Municipal de Faro ocupa o antigo Convento de Nossa Senhora da Assunção, construído no século XVI numa praça atrás da , no centro histórico amuralhado. Outrora chamado de Museu Arqueológico, abriu neste local em 1973, exibindo artefatos e peças arqueológicas descobertas na região.

Mosaico romano no Museu Municipal de Faro, Algarve, Portugal

Os maiores tesouros são bustos de imperadores romanos encontrados na villa romana de Milreu nos arredores de Faro, e um mosaico romano descoberto em 1926 perto da estação ferroviária da cidade e retirado para ser exposto no museu em 1976. Chamado de “Mosaico Oceano”, data de finais do século II ou inícios do século III, e pensa-se que fazia parte de um edifício público relacionado com atividades marítimas. Tem inscrito os nomes dos seus patrocinadores e, ao centro, uma imagem de Oceano, o deus grego de todas as águas.

Bustos de emperadores romanos no Museu Municipal de Faro, Algarve, Portugal

O edifício abobadado, com a sua arquitetura renascentista, valeria a pena uma visita mesmo que não albergasse a coleção do museu. Construído entre 1518 e 1523, tem os mais belos claustros do Algarve. As últimas freiras abandonaram-no em 1836 e foi ocupado por uma fábrica de cortiça. Só na segunda metade do século XX foi adquirido pela Câmara Municipal de Faro, com o objetivo de albergar a coleção do museu.

Pinturas no Museu Municipal de Faro

O acervo está distribuído por dois pisos e oferece a melhor aula de história de Faro, do Algarve e dos povos que habitaram este território, sobretudo o romano. A coleção começou a ganhar forma a partir de 1894 e inclui lápides romanas, placas visigóticas, moedas antigas e pinturas dos séculos XVI a XIX, de artistas portugueses, italianos, espanhóis e do norte da Europa, a maioria adquirida pelos bispos de Faro.

Convento de Nossa Senhora da Assunção, Faro

No exterior encontra-se uma estátua de D. Afonso III, que conquistou a cidade de Faro aos mouros no século XIII.

Estátua de Dom Afonso III, Faro

Como chegar ao Museu Municipal de Faro

Ao entrar no centro histórico pelo Arco da Vila, encontrará o museu atrás da Sé, no Largo D. Afonso III.

Como visitar o Museu Municipal de Faro

A entrada no museu custa 2€ (às vezes 3€ para incluir uma exposição temporária). Encerra às segundas-feiras.