As Melhores Praias de Faro

Guia das melhores e mais belas praias de Faro


Ria Formosa, Praia Deserta, Faro

Ao contrário de outros destinos algarvios, como Lagos e Albufeira, Faro não tem praias no centro, mas existem algumas a uma curta viagem de ferry ou autocarro. Localizam-se todas em ilhas ou numa península do Parque Natural da Ria Formosa, sendo mais frequentadas por quem vive nos arredores do que por turistas.

A mais acessível é a Praia de Faro (também chamada de Ilha de Faro), que está ligada ao centro por um serviço de autocarro. Esta é também a única com alojamento. Para as outras, é melhor ficar alojado no centro de Faro, onde se apanha os ferries.

Se tiver tempo para apenas uma praia, escolha a da Ilha Deserta. Este é um paraíso natural bem preservado, para os que procuram um ambiente mais tranquilo.

As praias da Ilha do Farol e da Ilha da Culatra encontram-se junto a pitorescas comunidades piscatórias e também são excelentes para um dia relaxante ao sol e à beira-mar.

A época balnear oficial é entre junho a setembro, mas há bons dias de praia logo em abril e até ao final de outubro.

Ilha Deserta, Faro

Ilha Deserta

Esta ilha é literalmente deserta, tendo apenas um restaurante, um farol e algumas cabanas junto ao cais onde chegam os ferries vindos do centro de Faro. É uma maravilha da natureza no ponto mais a sul de Portugal continental, protegida e por isso imaculada, com uma bela paisagem que pode ser admirada atravessando um passadiço de dois quilómetros sobre as dunas. A extremidade poente é oficialmente uma praia naturista, enquanto o lado nascente, mais próximo do restaurante, é concessionado e para quem prefere manter o fato de banho e alugar colmos e espreguiçadeiras (na época balnear).

Consulte o guia da Ilha Deserta.

Ilha do Farol, Faro

Ilha do Farol

O farol que lhe dá o nome é uma obra do século XIX e fica no lado poente da ilha, junto a uma praia frequentada maioritariamente por famílias de Faro e arredores. Para lá chegar, é preciso atravessar uma pequena povoação de pescadores a pé, passando pelas coloridas casas dos pescadores e alguns restaurantes especializados em peixe grelhado. O mar costuma estar calmo e bom para banhos, e o lado nascente oferece paz e sossego.

Consulte o guia da Ilha do Farol.

Ilha da Culatra, Faro

Ilha da Culatra

Apesar de ser muito visitada pelas populações de Faro e Olhão, e pela comunidade piscatória da ilha com cerca de mil habitantes, a praia da Ilha da Culatra nunca fica lotada. Aliás, caminhando para leste encontra-se um areal praticamente deserto, convidando naturistas, mesmo não sendo oficialmente uma praia naturista. Com sorte, avista-se golfinhos ao longe, nas águas calmas (no verão).

Consulte o guia da Ilha da Culatra.

Praia de Faro

Ilha de Faro

Apesar do nome, a Ilha de Faro é na realidade uma península. A sua praia é a mais concorrida de Faro, frequentada principalmente por quem vive nos arredores. As multidões ficam no lado poente, por isso se preferir ambientes mais calmos, caminhe pelo passadiço para leste (para a esquerda, se estiver de frente para o mar). A norte avista-se Faro e as águas mais calmas da Ria Formosa. O mar costuma estar mais agitado aqui do que nas outras praias da região, sendo por isso um destino para surfistas.

Consulte o guia da Ilha de Faro.

Praia para surf e desportos aquáticos: Ilha de Faro

Praias para naturismo: Ilha Deserta, Ilha de Faro, Ilha da Culatra

Praia para famílias: Ilha do Farol

Praias para casais: Ilha Deserta, Ilha da Culatra

Outras Praias Perto de Faro

De Faro também se chega facilmente às praias de Olhão (a cidade situa-se a 10 minutos de comboio, 15 minutos de carro ou 20 minutos de autocarro). Estas também ficam em ilhas do Parque Natural da Ria Formosa e é preciso apanhar um ferry. Daqui também partem ferries para as praias da Culatra e Farol em Faro, mas o destino principal é a Ilha da Armona. Esta é muito parecida com a Ilha da Culatra – um extenso areal que fica deserto no lado nascente, convidando naturistas. A extremidade leste da ilha chama-se Ilha da Fuseta, acessível através de uma longa caminhada a partir da praia da Armona ou de barco a partir da pequena povoação da Fuseta, a leste de Olhão. Para Oeste de Faro fica a mais exclusiva praia da Quinta do Lago.